Quem somos

Gralha Confere é um projeto oficial da Justiça Eleitoral paranaense, conduzido por magistrados e servidores concursados, em parceria com diversas instituições públicas e privadas do Estado. As checagens, restritas a conteúdos relacionados ao processo eleitoral, à segurança do voto eletrônico e à legitimidade da Justiça Eleitoral, baseiam-se em dados oficiais e em informações fornecidas pelo Conselho Editorial e Consultivo, formado pelos gestores da instituição.

O objetivo é aumentar o potencial informativo do processo eleitoral em âmbito regional, subsidiar a cobertura jornalística das Eleições, esclarecer os eleitores e manter a integridade do pleito, por meio de métodos internacionais de fact-checking, ou seja, checagem jornalística. Assim, o TRE-PR pretende minimizar a esfera de influência da desinformação no Paraná.

As dúvidas sobre notícias suspeitas são enviadas pelos eleitores pelo aplicativo de mensagens no número (41) 98700-5100 e selecionadas conforme a nossa política de checagem.

A gralha

A gralha azul é um símbolo do Paraná. Com alto potencial comunicativo, emite pelo menos 14 sons distintos e significantes. É um pássaro gregário, cujos bandos sobrevivem unidos por até duas gerações, construindo juntos os ninhos nas partes mais altas das árvores para preservar os filhotes dos predadores. Além disso, é responsável pela manutenção de outro símbolo do Estado: a Araucária. Ao estocar o pinhão, semente da Araucária, para se alimentar, a gralha dissemina esta espécie arbórea pelo solo paranaense.

Assim como a gralha azul, o projeto Gralha Confere quer se comunicar com a sociedade, unir as instituições em torno da boa informação e disseminar a verdade. Junte-se a nós nesta missão!

Desembargador Tito Campos de Paula
Presidente TRE-PR
Desembargador Vitor Roberto Silva
Vice-presidente e corregedor TRE-PR
Doutor Valcir Mombach
Diretor-geral TRE-PR

Compartilhe