Conheça a atuação dos cartórios eleitorais

Compartilhe

O cartório eleitoral é o principal contato que as cidadãs e os cidadãos têm com a Justiça Eleitoral. A estrutura é responsável pelos serviços cadastrais tanto para a população, como para os partidos políticos, sendo um órgão de jurisdição especializada. 

Enquanto as centrais de atendimento realizam atividades de alteração no cadastro eleitoral, como o alistamento, a emissão da segunda via do título, revisão de dados cadastrais, os cartórios eleitorais desempenham as funções administrativas de preparação de uma eleição. 

Eles ajudam na lacração física das urnas e no treinamento das mesárias e dos mesários que atuarão no dia do pleito. Sendo assim, o trabalho desempenhado pelo cartório eleitoral é de suma importância para o exercício da cidadania e da democracia. 

Partidos Políticos

Os cartórios apoiam os tribunais regionais eleitorais (TREs) em serviços que auxiliam os partidos políticos. Por exemplo, no processo de criação de legenda partidária, realizam a conferência das assinaturas dos apoiadores nas fichas de filiação partidária.

Além disso, as agremiações partidárias também enviam aos cartórios eleitorais uma relação com todos os filiados da legenda.

Saiba mais sobre a organização e as atribuições do Cartório Eleitoral e da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).

Autoatendimento eleitoral

Os serviços também estão disponíveis no Portal do TSE, no Autoatendimento eleitoral. No site, é possível tirar o título eleitoral, incluir nome social, revisar os dados pessoais, realizar transferência de local de votação, consultar situação eleitoral, obter certidões, como a de quitação eleitoral. 

Além disso, algumas dessas funções podem ser encontradas também no e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral.

Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação:

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta a página oficial no Facebook

Acompanhe as galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe