A vacina contra o HPV. Quem deve tomar e o que ela combate?

Compartilhe

Em parceria com o Hospital Erasto Gaertner, o Gralha Confere está produzindo uma série de conteúdos explicativos sobre saúde da mulher em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. 

O HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano, um grupo de vírus muito comum, com mais de 100 tipos diferentes, que pode infectar peles ou mucosas (oral, genital, anal), em homens e mulheres, provocando verrugas genitais e podendo causar o câncer de colo de útero.

A vacina é o melhor meio de prevenção contra os variados tipos de HPV, tanto aqueles que podem causar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), como aqueles que podem progredir para o câncer cervical (de colo de útero).

O HPV é transmitido principalmente pelo contato sexual sem proteção. Entretanto, qualquer contato entre a pele e a mucosa infectada pode levar ao contágio. 

A vacina da HPV não substitui o exame preventivo (Papanicolau), nem o uso de preservativos nas relações sexuais.

Quem deve tomar?

Desde 2014, a vacina HPV quadrivalente é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Ela trabalha na prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo de útero e contra as verrugas genitais em mulheres e homens.

A vacina do HPV estimula o organismo a produzir anticorpos que vão agir contra o vírus. Por isso é priorizada a aplicação das vacinas na idade em que se acredita não ter iniciado a atividade sexual e não tenha tido contato com o vírus.

Quem não pode tomar?

A vacina é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas alérgicas a componentes da vacina, pessoas que estejam com febre ou com alguma doença aguda, pacientes com redução do número de plaquetas, além de pacientes com problemas de coagulação sanguínea.

Importante

Todas as mulheres devem fazer o exame preventivo anualmente a partir dos 20 anos ou após o início da atividade sexual. Ele pode ser feito em todos os ambulatórios, postos ou centros de saúde. 

Atenção! O Hospital Erasto Gaertner adverte relações sexuais no dia anterior ao exame Papanicolau, o comparecimento ao exame menstruada e o uso de duchas internas, cremes ou medicamente durante a higiente íntima. 

Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação:

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta a página oficial no Facebook

Acompanhe as galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe