Identifique uma notícia falsa e na dúvida denuncie

Compartilhe

Notícias são a essência do Jornalismo, e para publicá-las é necessário uma coleta de dados. A apuração é feita no local do acontecimento, em entrevistas ou conversas com pessoas envolvidas no assunto e também apanhada de fontes secundárias. Ela pode ser realizada de diversas formas, mas em todas, a informação passada à leitora e ao leitor deve ser fiel, imparcial e objetiva.

Notícias falsas, ou fake news, são informações publicadas e compartilhadas em massa como se fossem verídicas. Essas informações são espalhadas rapidamente e possuem um apelo emocional, indo de encontro com crenças pessoais e usando e abusando do sensacionalismo. Além disso, as pessoas que produzem essas notícias misturam informações verdadeiras em meio a acontecimentos irreais, tornando fácil para o público acreditar naquilo que está escrito. 

E o Jornalismo contém uma fórmula para conferir a confiabilidade de uma notícia. O lead, ou lide, é responsável por responder perguntas essenciais dentro de uma história, podendo checar a veracidade das informações.

Como identificar uma notícia falsa

1- O que foi publicado?

As leitoras e leitores devem verificar se a notícia é imparcial, opinativa ou uma propaganda política velada. 

2- Quem publicou?

Verifique a credibilidade do veículo de comunicação. Quem foram as fontes citadas?

Além disso, a linha editorial do veículo tem vínculos políticos? Investigue se há uma posição ou interesse político e econômico já estabelecido pelo meio de comunicação. 

3- Quando ocorreram os fatos?

Outros meios de comunicação publicaram matérias sobre esse mesmo tema? As redes sociais também informam, então pesquise se as pessoas estão falando a respeito.

4- Como foi realizada a reportagem e como chegou até você?

Notícias falsas são disseminadas principalmente nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. O uso de títulos criativos, como os clickbaits, e matérias sensacionalistas servem para iludir e chamar ainda mais a atenção do público.

5- Onde ocorreu?

Existem diferenças culturais que devem ser analisadas? 

6- Por que foi publicada?

Qual foi a intenção do veículo ao publicar essa notícia? É uma opinião ou propaganda política velada? 

As leitoras e leitores devem investigar se há intenção eleitoral nas informações. Para isso, volte para a dica número dois e verifique se a linha editorial do veículo tem vínculo com algum interesse ou partido político. 

Não dissemine, denuncie!

Na dúvida, não compartilhe! O combate à desinformação começa dentro de casa. Se a cidadã ou o cidadão ainda tiver dúvidas sobre a veracidade da notícia, não dissemine. Veículos de checagem podem verificar as informações e aumentar o potencial informativo sobre o processo eleitoral. 

O projeto da Justiça Eleitoral do Paraná, Gralha Confere, foi oficializado pela Portaria nº 153/2022 e é um canal de atendimento ao público no combate à desinformação. 

Gralha Confere 

Diversas informações distorcidas a respeito do processo eleitoral foram compartilhadas nas últimas eleições e ainda circulam na internet. Por conta disso, as eleitoras e eleitores que tiverem dúvidas podem encaminhá-las para o Gralha Confere, além de conteúdos suspeitos sobre a segurança das urnas e calendário eleitoral. A equipe responsável realizará a verificação dos fatos.

Como entrar em contato

Envie notícias suspeitas sobre as eleições para o Gralha Confere pelo WhatsApp (41) 3330-8500 e envie uma mensagem para iniciar a conversa. A primeira resposta será automática. Em seguida, digite “6” e envie fotos, vídeos, links e arquivos para a apuração.

Cartilha

No site do Gralha Confere, as eleitoras e eleitores podem encontrar no final da página, no canto inferior direito, uma cartilha em formato pdf disponível para download. A Cartilha “Como identificar uma notícia falsa” traz um passo a passo de como o público pode identificar um conteúdo fraudulento.

Ela contém informações sobre como analisar uma notícia, verificando erros ortográficos, caixas altas e pontos de exclamação. Outra dica dada pelo Gralha Confere para perceber um conteúdo falso é a pesquisa em outros veículos de comunicação.

Além disso, as redes sociais também disponibilizam ferramentas de denúncias e a cartilha explica cada uma delas.

Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação:

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta a página oficial no Facebook

Acompanhe as galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe