É FALSO que urnas foram transportadas irregularmente em São Paulo

Compartilhe

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem grava o processo de retirada de urnas eletrônicas das instalações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), localizado na rua Libero Badaró, no centro da capital paulistana. Durante a filmagem, o autor da gravação insinua que a suposta apreensão poderia ter sido motivada pelas declarações feitas pelo presidente de um partido, que questionou o funcionamento das versões mais antigas do aparelho.

Fato ou Boato?

Ao contrário do que é sugerido na gravação, o momento registrado em vídeo trata-se de uma situação comum que nada tem a com as alegações do político. O que foi capturado pelo autor da filmagem foi a continuidade do trabalho de recolhimento de urnas eletrônicas antigas (modelo 2009) do prédio que pertence ao TRE-SP.

Os equipamentos, que possuem vida útil de dez anos, estavam sendo transportados para o depósito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), onde ficarão armazenados até serem corretamente descartados. A previsão é de que isso aconteça em 2023.

O tribunal paulista deve encaminhar ao TSE para baixa patrimonial e descarte 24.445 urnas 2009, que são identificadas por números de série e de patrimônio. O recolhimento dos aparelhos, que não foram utilizados pelo eleitorado do Estado nas Eleições Gerais de 2022, somente foi possível em razão do recebimento de 44.880 urnas modelo 2020 pela corte regional.

Caminhões não podem acessar o prédio durante a semana

A atividade, devidamente autorizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ocorre aos domingos devido à restrição do acesso de caminhões à área durante os dias úteis.

Fonte: TSE

Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação:

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta a página oficial no Facebook

Acompanhe as galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe