É VERDADEIRO que seção eleitoral em Ortigueira (PR) registrou todos os votos válidos para o mesmo candidato à presidência

Compartilhe

Circulam pelas redes sociais diversos posts, entre vídeos e cards, de pessoas questionando o resultado do segundo turno na seção 96, da 167ª Zona Eleitoral de Ortigueira, no Paraná. Das 233 pessoas que compareceram, 223 votaram no candidato do PT e outras 10 votaram nulo ou branco.

A informação é VERDADEIRA. A seção 96 está localizada na Comunidade Maila Sabrina, que é um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Assim como a seção 99, que registrou 216 votos para o candidato do PT e três para o do PL. Nas Eleições 2018, o local já havia apresentado votação parecida.

No município de Ortigueira, no entanto, o candidato do PT obteve, ao todo, 8.002 votos (56,63%), enquanto o candidato do PL teve 6.128 (43,37%). Outras 194 pessoas (1,33%) votaram em branco e 225 (1,55%) anularam.

Convergência de votos

É comum que em localidades específicas haja convergência de votos. Na seção eleitoral 158, em Confresa (MT), todos os votos registrados no segundo turno também foram para o candidato do PT. Trata-se de uma comunidade indígena. 

Em contrapartida, na seção 93, em Campo Novo do Parecis (MT), foram cinco votos para o candidato do PT contra 64 votos para o do PL. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), casos como esse também foram observados no primeiro turno, em 14 estados do país.

Houve fraude?

No entanto, é importante reforçar que esses resultados NÃO indicam que houve fraude nas urnas. Tais posts distorcem fatos com a intenção de manipular a opinião pública contra a lisura do processo eleitoral.

Os resultados por município podem ser consultados na internet, pelo Divulga. Para acessar dados do segundo turno para a presidência, escolha o filtro “Eleição Ordinária Federal – 2022 2° Turno” e “Votação Nominal”. Em seguida, selecione o cargo “Presidente” e o estado e município que deseja pesquisar.

Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação:

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta a página oficial no Facebook

Acompanhe as galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe