É FALSO que eleitor votou duas vezes

Compartilhe

Circula em aplicativos de mensagens um vídeo gravado por uma mesária durante a votação em uma seção eleitoral de Rio Branco, capital do Acre. Ela mostra a tela do terminal do mesário e afirma que os números significam que o eleitor votou duas vezes: uma para cada candidato à Presidência da República.

Fato ou Boato?

Além de ter sido visivelmente editado, o vídeo contém informações falsas. Isso porque não há nenhuma indicação de qual candidatura a eleitora ou eleitor votou no terminal do mesário. 

O resultado da votação só é conhecido depois do encerramento dos trabalhos na seção eleitoral, quando é impresso o Boletim de Urna (BU), relatório em papel que revela quantos votos em candidatos, partidos, nulos e em branco foram registrados naquela urna eletrônica.

Mas o que significam os números?

A primeira linha abaixo do relógio refere-se, respectivamente, à quantidade de eleitores (com e sem biometria) que compareceram à seção até o momento e o total de pessoas que votam no local.

A segunda linha mostra os eleitores com biometria cadastrada que não tiveram a digital reconhecida pelo leitor e precisaram ser liberados pelo ano de nascimento para votar. Já a última sequência de números aponta o eleitorado com digital cadastrada que compareceu às urnas até aquele horário.

Os dados da coluna inferior mudam concomitantemente porque há possibilidade de o eleitor ter a biometria cadastrada, mas que não foi reconhecida pelo leitor biométrico do terminal do mesário na hora da votação.

Fonte: TSE

Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação:

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta a página oficial no Facebook

Acompanhe as galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe