É FALSO que apertar tecla “confirma” antes do prazo anula o voto

Compartilhe

Um vídeo que circula nas redes sociais está causando confusão ao afirmar que a mensagem de alerta “Confira o seu voto”, exibida na parte inferior da urna eletrônica, logo após o término da digitação do número da candidata ou candidato, poderia anular o voto do eleitorado. 

Segundo o autor da gravação, os dizeres com letras pequenas induziriam a eleitora ou eleitor ao erro para que a tecla “Confirma” fosse pressionada antes do prazo. De acordo com a gravação, a ação realizada no momento incorreto poderia fazer com que a urna eletrônica não computasse o voto digitado anteriormente. A informação é FALSA.

A única forma de anular o voto é digitando um número que não existe e apertando a tecla confirma. 

Mais tempo para conferência do voto

Nas Eleições Gerais de 2022, as eleitoras e os eleitores contarão com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. Este ano, serão escolhidos candidatos para cinco cargos. 

Pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números para cada cargo. 

A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo. 

O tempo a mais foi implementado justamente para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitorado confirme sem querer.

Confira o Fato ou Boato

Veja a campanha Justiça Eleitoral para explicar a função

Não caia em boatos!

O vídeo que começou a circular nesta terça-feira (27), portanto, distorce informações sobre uma medida criada pela Justiça Eleitoral para estimular que o eleitorado faça a conferência do seu voto. O voto não é anulado e nem confirmado ao apertar o botão “confirma” antes do tempo. 

Enquanto a urna indica “Confira seu voto”, nada acontece ao apertar uma tecla. O voto em branco ou em cada candidata ou candidato só será computado após um segundo de espera. 

Simulador de Votação

É possível testar a funcionalidade no simulador da urna eletrônica. Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará esse intervalo para verificar o voto, o eleitorado contribuirá para reduzir o tempo de espera nas filas das seções eleitorais.

Treine o voto no simulador de votação

Fonte: TSE

Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação:

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta a página oficial no Facebook

Acompanhe as galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe