Aplicativo “Fake ou News” combate desinformação sobre o processo eleitoral

Compartilhe

O aplicativo “Fake ou News: Eleições” é uma ferramenta lúdica de combate à desinformação sobre o sistema eleitoral que esclarece de forma didática mitos e verdades sobre as eleições.  

O jogo está disponível em iOS e Android desde 2020, quando foi criado pelo Instituto Mais Cidadania em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Já são mais de mil celulares com o aplicativo, que utiliza as checagens do Gralha Confere, programa de combate à desinformação da Justiça Eleitoral paranaense.

Trabalho contínuo

“Em tempos de aplicativos de conversas e redes sociais, infelizmente, é cada vez maior o volume de informações falsas que circulam entre as pessoas”, disse o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Para ele, cabe aos “responsáveis defensores da verdade e da transparência, combater a desinformação em todas as suas manifestações de maneira firme e contínua”.

Para o presidente do Instituto Mais Cidadania, Dr. Roosevelt Arraes, os temas relacionados às eleições são cercados por mitos e invenções e, nas Eleições 2022, isso não será diferente. “Para que as pessoas mantenham sua confiança no processo eleitoral, é importante que recebam informações de qualidade e as compartilhem”, ressaltou. Ele ainda considera como “um trabalho árduo e contínuo” o combate às notícias falsas ou equivocadas.

Como jogar

A cada rodada, dez cartas são mostradas com afirmações sobre o processo eleitoral. Se achar que o conteúdo é verdadeiro, o jogador clica em “compartilhar”. Se desconfiar que é falso, vai na opção de “excluir”. Os pontos acumulados mostram se o jogador é um “tio do zap”, um eleitor pensativo ou um eleitor consciente.

Na página inicial do game, o jogador também encontra links úteis, como o site oficial do Gralha Confere e o aplicativo Pardal, que recebe denúncias de propaganda irregular ou ilícita e de outros crimes eleitorais.

Instituto

O Instituto Mais Cidadania é um grupo de pesquisa de Direito que busca, sem fins lucrativos, contribuir com o desenvolvimento político, social e jurídico do país.

Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação:

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta a página oficial no Facebook

Acompanhe as galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe