É FALSO que fabricante foi multado por fraudar programação das urnas eletrônicas

Compartilhe

É falsa a informação que circula nas redes sociais sobre a empresa Diebold Nixdorf ter sido multada nos Estados Unidos por fraudar a programação das urnas eletrônicas.

As acusações feitas à empresa são relacionadas a contratos firmados na China, Indonésia e Rússia. Além disso, as multas referem-se à produção de caixas eletrônicos e não de urnas. Na época das investigações, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionou a empresa e recebeu a informação de que a Diebold estava colaborando com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A empresa fabricou entre 1999 e 2016 as urnas utilizadas nas eleições brasileiras. Entretanto, o TSE ressalta que a arquitetura dos equipamentos e dos sistemas eleitorais sempre foi de total responsabilidade da Justiça Eleitoral. Dessa forma, a empresa não teria como alterar dados de programação.

Confira a checagem completa do Projeto Comprova

Segurança

O Paraná começou em dezembro de 2021 a renovar o seu parque de urnas. Cerca de 40% das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 no estado serão do modelo mais moderno. Os novos equipamentos são montados em Ilhéus, na Bahia, e fabricados pela Positivo Tecnologia em Manaus, no Amazonas.

Além de novo design, a nova urna possui um processador 18 vezes mais rápido. O teclado foi aprimorado e a bateria dura toda a vida útil do equipamento. O terminal do mesário também foi modernizado: deixou de ter teclado físico para contar com tela sensível ao toque.

Para garantir ainda mais segurança e transparência ao processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, criou em fevereiro deste ano um setor especializado em segurança cibernética.

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Assine a nossa newsletter


Compartilhe