É FALSO que fazer vários requerimentos no Título Net agiliza a conclusão do pedido

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Voltou a circular, em comentários de posts nas redes sociais, a informação de que a criação de múltiplos requerimentos na plataforma Título Net, utilizada para dar entrada on-line no título de eleitor ou em alterações no cadastro eleitoral, faria com que o pedido fosse atendido mais rapidamente. A informação é FALSA! Dar entrada em vários requerimentos só fará com que o seu e os pedidos das demais pessoas levem mais tempo para serem analisados.

Os boatos começaram a circular em maio de 2020, quando o cadastro eleitoral fechou para novos alistamentos e alterações de dados, em razão das Eleições 2020. A regra do fechamento do cadastro é prevista no art. 91 da Lei nº 9.504/1997, conhecida como a Lei das Eleições, confira:

Art. 91. Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos cento e cinquenta dias anteriores à data da eleição.

À época, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu nas redes sociais que o Título Net apresentava instabilidade por causa do elevado número de acessos simultâneos. O TSE orientou então o eleitorado a tentar o acesso por outro navegador ou a limpar a memória cache – e não que as pessoas dessem entrada no mesmo pedido várias vezes! Uma vez finalizado o atendimento eletrônico, o andamento do requerimento deve ser acompanhado on-line.

O atendimento on-line pelo Título Net pode ser utilizado para:

– Alistamento (primeiro título);

– Transferência de município;

– Revisão para alteração de dados do eleitor;

– Regularização de título cancelado.

Acesse a página do Atendimento Remoto no Portal do TRE-PR

Quanto tempo leva?

O tempo de atendimento dos requerimentos realizados pelo Título Net varia de acordo com o cumprimento das exigências e da regularidade da documentação apresentada. O requerimento dos pedidos só será concluído após a análise das informações prestadas e dos documentos apresentados.

De acordo com o Portal Business Intelligence, em consulta realizada na tarde do dia 08 de outubro, havia um total de 272.789 requerimentos realizados pela plataforma Titulo Net no Paraná. Destes, 407 estavam pendentes de análise ou aguardando documentação complementar.

Documentos necessários

Todo o serviço pode ser feito pela própria pessoa, munida dos documentos necessários:

– frente e verso do documento oficial de identidade com foto digitalizado (Identidade ou Carteira Profissional);

– comprovante de residência digitalizado;

– fotografia do requerente, em estilo “selfie”, exibindo, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera;

– certificado de quitação do serviço militar para homens nascidos entre 1976 e 2003 que estejam tirando o primeiro título digitalizado.

Saiba mais

Pela internet é possível realizar alistamento (primeiro título) e transferência de município, alterar dados e regularizar a situação de título cancelado

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